Constelações Familiares
"Em cada descendente curado, todos os ancestrais são honrados. Cada
ser que respira sobre a Terra só o faz porque aqueles que o antecederam
fizeram o que foi necessário para que a vida passasse adiante. Cada
pessoa que toma a força da vida e a leva mais além, fazendo valer o
sacrifício dos que vieram antes, com respeito e gratidão, move-se para o
êxito, em um fluxo de amor leve e cheio. Assim, através de sua alegria
todos sorriem, em seu sucesso e destino mais amplo todos são louvados.
Toda família é abençoada. Todo sistema é cheio de vida e amor. Cada
geração grata recebe a herança que lhe é ofertada com mais leveza, para
levar mais além todo o legado dos que vieram antes” Bert Hellinger.
Todos nós estamos ligados a vários sistemas, como se de uma grande rede se tratasse, onde interagimos e nos relacionamos com outros. O mais importante e primordial será o sistema familiar, constituído pela nossa família de origem, com todos os nossos antepassados e também a família construída, através dos relacionamentos importantes que temos
(como casamentos, atuais ou anteriores). Para além deste, também fazemos também parte dos sistemas onde trabalhamos, onde moramos, onde nascemos etc.
O que são e para que servem as Constelações Familiares?
As constelações familiares
são um termo utilizado por Alfred Adler e mais tarde desenvolvido por
Bert Hellinger. Em teoria, tenta explicar como uma série de
comportamentos são herdados de geração em geração, e afectam os membros de uma família.
Estes têm um impacto no seu
modo de ser, e quando negativos, podem atrapalhar o sucesso pessoal. Podemos pensar facilmente em padrões comportamentais e crenças limitantes que repetimos na nossa vida, muitas vezes sem ter sequer grande consciência que as transportamos e repetimos.
Dados estes conflitos internos, doenças como a depressão, ansiedade, fobias; problemas sistémicos ou dificuldades psicossociais ou financeiras são atribuídas a estas dificuldades geracionais, assim como problemas associados a dependências. Através de constelações familiares, é possível entender e ultrapassar estes problemas, bem como melhorar as relações no ambiente familiar.
Como são feitas as constelações familiares?
Em Grupo: As constelações familiares, ao contrário da terapia familiar, são realizadas individualmente, ou seja,apenas está presente a pessoa que pretende constelar e não toda a família.
A técnica funciona como um “teatro sem roteiro” onde o constelando (quem traz o tema) escolhe no grupo de pessoas que participam no dia (representantes) uma pessoa para o representar e outros para representarem outras pessoas, problemas ou situações.
As pessoas que entram para representar sentem no corpo sensações que os levam a saber onde se posicionar, o que fazer, etc. e o terapeuta ajuda a organizar esse sistema. O cliente observa e ganha outra consciência das situações.
Em ambos os modelos, o objetivo é trazer a ordem respeitando as 3 leis sistémicas: pertencimento, hierarquia e equilíbrio para que o amor possa fluir novamente.
Individual: o constelando irá escolher os bonecos que irão representar as suas questões e posicioná-los numa base em circulo. O terapeuta irá ajudar o cliente a observar os padrões e posicionamentos e reposiciona os bonecos.
Benefícios
A constelação, além de libertar energéticamente o que nos está a atrapalhar e a boicotar a vida, traz também uma nova consciência na forma de pensar, permitindo-nos integrar a realidade e o passado de uma forma mais saudável, de forma a ganhar maturidade para agir de forma diferente dos nossos antigos padrões e crenças.
Ela é capaz de libertar traumas, tristezas, depressões, medos, questões de saúde, vícios, problemas financeiros trazendo uma nova forma de ver a vida.
Comentários
Enviar um comentário