O regresso ás aulas!

O regresso ás aulas é sempre vivido com um misto de emoções, se por um lado há todo um novo mundo para aprender e explorar, por outro lado obriga-os a sair da sua zona de conforto, enfrentar novos desafios, conhecer outras pessoas ou escolas por vezes.

Se para nós adultos é-nos complicado regressar ao emprego e ás rotinas diárias após o período de férias, para as nossas crianças não é diferente. Horários, rotinas, obrigações...

Contudo, com um pouco de planeamento, boa vontade, calma e muito Amor conseguiremos tornar tudo um pouco mais fácil!

Aqui ficam algumas sugestões para nos ajudar nesta etapa. Se por acaso esta fase demorar mais tempo a passar ou verificar que a sua criança anda mais triste, calada, sem apetite, com dificuldades em dormir etc não hesite em contactar-nos a fim de pudermos aferir a situação.

  • Comece a introduzir rotinas alguns dias antes,  as mudanças bruscas são stressantes tanto para os adultos como para as crianças, por isso, a transição para as rotinas escolares deve ser feita gradualmente.
  • conversando sobre o inicio da escola de forma a que se habituem à ideia, reforçando as ideias positivas (vai rever aqueles amigos especiais, a professora que gosta tanto, etc)
  • Deixe-os participar na escolha do material escolar. Converse com os seus filhos e explique o mais claramente possível que existe um limite a cumprir, mas que a escolha da mochila, dos cadernos, das canetas, entre outros artigos, se pode ajustar dentro desse valor. Ou seja, tente dar algumas opções ao seu filho: se quiser ter uma mochila mais cara, deverá escolher umas canetas mais básicas e baratas. Desta forma, consegue ir ao encontro dos desejos das crianças sem comprometer o orçamento da família.
  • Visite a escola nova com o seu filho. Se este ano o regresso às aulas implica também uma mudança de escola, uma boa forma de atenuar a ansiedade, tanto das crianças como dos pais, é agendar uma visita prévia à escola para reconhecimento do espaço: salas de aula, cacifos, refeitório, ginásio, entre outros espaços escolares. A solução é simples e atenua o medo do desconhecido.
  • Coloque em local visível o horário e/ou lista de tarefas, actividades etc, de forma a organizar mais facilmente a criança.  
  • Seja um Porto Seguro, este é o ponto principal! Mostre-se disponível para conversar, sem intrusões, sem pressionar ( existem crianças que não reagem bem aos questionários e ás perguntas sucessivas) mas mostrando que está disponível para ouvir o que quer que a sua criança tenha para lhe contar.

Comentários

Formulário de Contacto/ Marcações

Nome

Email *

Mensagem *

Mensagens populares deste blogue